Terre Armée e Freyssinet estiveram envolvidas na construção da nova e importante estrutura de Casablanca, a Ponte Sidi Maârouf.

Iniciada em 2015, a ponte com cabo está sendo construída como parte da reforma do entroncamento Sidi Maârouf, iniciada pela cidade de Casablanca. Financiado pelo município e pela Direcção Geral das Autarquias Locais, o projecto compreende a transformação do entroncamento num entroncamento urbano de três níveis, composto por uma ponte com cabos e suas rampas de acesso, duas grandes rotundas e suas vias de acesso, e dois troços de passagem inferior unidireccionais.

Com 224 metros de comprimento, a estrutura é caracterizada pelo desenho composto (aço/concreto) do seu convés e torre. Este último, que tem 75 metros de altura, foi propositadamente concebido sobre uma inclinação pelo arquitecto Frédéric Zirk e assemelha-se ao mastro de um veleiro com os cabos de permanência como velas.

Terre Armée e Freyssinet foram selecionadas para contribuir para o projeto:

Terre Armée foi responsável pelos estudos, design, fornecimento e suporte técnico para a instalação dos painéis de faceamento TerraClass® e reforços GeoStrap® 5 para as duas rampas de acesso da ponte. No total, foram montados 4.200 m² de painéis de face TerraClass®, alguns com até 9 metros de altura.

Entre 2016 e outubro de 2018, a Freyssinet forneceu e instalou os 27 cabos de fixação, o pré-esforço, os rolamentos e as juntas. O tabuleiro da ponte é suportado por 27 cabos de permanência dispostos em dois planos laterais e um plano central, pesando um total de 102 toneladas.

Quando for aberta no final de 2018, a ponte aliviará o congestionamento de tráfego, que chega a 17.000 veículos/hora em horários de pico, garantirá que o entroncamento interaja sem problemas com o bonde e proporcionará uma ligação de fluxo livre entre o Aeroporto Mohammed V e os vários centros de negócios da área.

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