A fim de melhorar a conectividade entre as cidades Iquique e Alto Hospicio, o Ministério de Obras Públicas do Chile [MOP] desenvolveu a engenharia básica do projeto denominado “Melhoria da Acessibilidade e Conectividade da cidade de Iquique”, que está dividido em 9 fases.

O projeto, localizado no extremo norte do país, tem um total de 17,2 km de comprimento e uma área de 77.000 m² de paredes de terra mecanicamente estabilizadas com uma altura máxima de 22 metros.

Até à data, as duas primeiras fases já foram concluídas. Uma delas, secção II, foi executada pelo empreiteiro principal Sacyr que adjudicou à Tierra Armada Chile SpA o contrato de engenharia, fornecimento e assistência técnica para 6.000 m² de paredes de Terra Reforçada®.

A entrada das empresas Tierra Armada Chile e Sacyr no projeto foi através da utilização da tecnologia TerraClass com GeoStrap 5®. Isto porque a zona norte do Chile tem um alto conteúdo de sais solúveis que impossibilitam a utilização de reforços de aço galvanizado.

Hoje, a fase III do projeto está em construção. É uma obra emblemática para o governo por ser uma das maiores e mais complexas. Esta fase tem uma extensão de 4,9 quilômetros e é executada pelo consórcio FCC Construction Spain e FCC Construction Chile, que contratou a empresa Tierra Armada Chile S.p.A. para projetar, fornecer e prestar assistência técnica para a construção de 33.000 m² de paredes de Terra Reforçada®. Esta secção terá uma das maiores paredes da América do Sul, com um comprimento de 2,5 quilómetros.

Dado o sucesso dos troços já construídos e em construção, o departamento de revisão estrutural do MOP com a Tierra Armada Chile está a definir os padrões mínimos exigidos no desenho dos muros altos a serem construídos nas próximas fases deste megaprojecto. Sempre que necessário, isto pode incluir o aumento da espessura dos painéis inferiores, o uso de almofadas de apoio mais espessas e uma validação das deformações sísmicas através de modelos de elementos finitos.

Localização

Terra Reforçada®, O Original

Compartilhe esta página