Feixe reforçado de rochas Terra® resiste a impactos de 5000 KJ

Três anos de pesquisa submetidos a alguns segundos de verdade.

A excitação foi palpável no local de testes de Montagnole Rockfall, perto de Lyon, França, no dia 16 de junho.

Três anos de pesquisa colaborativa combinando a experiência das equipas da Terre Armée e da Universidade Gustave Eiffel (antiga IFFSTAR) foram destilados para um momento decisivo de apenas cinco segundos.

A premissa da tese e o feixe particularmente fino de proteção contra a queda de rochas utilizando a técnica Terra Reforçada® seria quebrada ou suportaria o teste.

Mais de uma dúzia de pessoas ficaram de pé e assistiram à suspensão da respiração enquanto o bloco gigante de 12,4 toneladas era lançado da grua a 41 m de altura com um estalido, depois atingiram a estrutura alguns segundos depois, a não menos de 103 km/h, resultando num impacto de 5,1 megajoules.

Eles viram todo o seu trabalho árduo recompensado por um pacote sólido; o bloco grande – mais alto que um adulto – agora parecendo minúsculo em comparação, firmemente embutido no pacote de 15 m x 3 m x 6 m.

As equipas Terre Armée e UGE reagem ao sucesso do seu projecto

A estrutura mantém-se firme após o impacto a 5,1 megajoules

Um impacto recorde mundial numa estrutura reforçada de protecção contra a queda de rochas no solo

O teste, um momento importante na história da Terre Armée, confirmou um recorde mundial em termos de impacto de um pacote de impressão com pés reduzidos.

Uma estrutura muito esbelta foi testada com um impacto que representa mais de 5000 kilojoules, elevando os limites conhecidos da interacção solo-estrutura para um novo nível.

Após três anos de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com a Universidade Gustave Eiffel, Terre Armée desenvolveu uma solução conceptual comprovada para feixes de rochas de solo reforçado onde as restrições do local exigem uma pequena pegada, revolucionando o mercado de estruturas de proteção.

Em colaboração com outros parceiros, um novo tipo de teste foi implementado no local de testes da Universidade, perto de Chambéry, França.

Uma série de outros impactos demonstrou a robustez da solução estudada para além do teste feito pela Terre Armée em Junho de 2020.

 

O dispositivo de teste na Chambéry France

Feixes de rochas: uma grande alternativa às redes, cercas e barreiras

Com a sua pegada muito limitada e a sua grande capacidade de resistir a múltiplos impactos a alta energia, esta solução de pacote de rochas irá facilmente adaptar-se às restrições do local.

Uma série de testes e modelos numéricos bem calibrados resultou em uma nova capacidade de design interno.

Reduzir o valor da pegada abre a possibilidade de pacotes a serem utilizados em aplicações que normalmente exigiriam barreiras contra queda de rochas, posicionando esta solução como uma alternativa econômica, de baixa manutenção e estética.

As numerosas vantagens dos feixes de rochas de Terra Reforçada® mecanicamente estabilizados incluem:

  • Os constrangimentos do local geralmente solicitam soluções com pegada muito limitada e, portanto, soluções com baixa deformação após o impacto. Embora mantendo uma absorção de energia muito elevada, o nosso pacote de dupla face vertical irá abordar as preocupações de direito de passagem. Este design único e patenteado irá oferecer ao mercado uma nova alternativa.
  • A estrutura pode suportar múltiplos impactos extremos sem comprometer a sua estabilidade nem o nível de protecção esperado. Tanto o solo artificial quanto a interação solo-estrutura do solo estão tornando a estrutura muito resiliente.
  • Os pacotes de solos reforçados oferecem uma fácil gestão de ativos e economia de custos. Os sistemas de barreira requerem operações significativas de inspeção e manutenção. O nível de segurança das barreiras flexíveis pode ser comprometido pelas condições externas e pela deterioração com o tempo causada pela corrosão.
  • Sob impactos ao nível da energia de serviço, pode ser feita uma reparação fácil e leve dos componentes da pele enquanto se restabelece o desempenho inicial de absorção de energia. A remoção dos elementos do bloco pode ser feita em segurança. Sempre que necessário, também é possível a reabilitação de uma secção completa em caso de impactos graves repetidos.
  • A solução pode ser construída reutilizando materiais disponíveis localmente. Amiga do ambiente por natureza, a estrutura do solo se mistura com o meio ambiente e elimina o risco para os animais apresentado pelas redes.
  • Os pacotes de queda de rochas são facilmente escaláveis. A estrutura pode ser projetada e otimizada para atender às necessidades energéticas específicas do projeto.
  • Se os requisitos de um projeto mudarem com o tempo, o pacote de solo pode ser facilmente melhorado, tanto para uma altura de interceptação mais alta como para uma maior resistência ao impacto. O custo de actualização continua a ser vantajoso em comparação com outros sistemas que requerem uma demolição e reconstrução completas.
  • Oferecemos estruturas esteticamente agradáveis que se misturarão com o ambiente local. Uma face mineral / pedra ou encostas íngremes verdes podem ser seleccionadas de acordo com a paisagem local.

 

A Terra Reforçadatécnica ®: soluções muito além de muros de contenção e pilares de pontes

As possibilidades da tecnologia Terra Reforçada®, inventada pelo fundador da Terre Armée Henri Vidal há quase seis décadas, estão longe de terem sido exploradas.

Enquanto os mercados tradicionais da Terre Armée são muros de contenção e pilares de pontes, muitas outras aplicações ainda não foram beneficiadas por esta engenhosa invenção.

O teste do feixe confirma a tremenda resistência das estruturas Terra Reforçada® não só às cargas estáticas, mas também aos impactos dinâmicos.

Compartilhe esta página