As paredes da Terre Armée Reinforced Earth® são comprovadamente uma barreira de explosão altamente estável.

Nossas estruturas são projetadas para impedir a propagação de uma explosão no nível do solo e absorver altos níveis de energia com forte tolerância à deformação.

Teste e aprovação

Os testes de explosão em escala real das paredes da Terra Reforçada® tiveram lugar entre 1975 e 2014. Foram realizados testes em estruturas construídas com elementos de concreto e aço. Testes foram realizados nos EUA, França, Alemanha, Austrália, Israel e Coreia do Sul.

Em 1988, o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA designou as Paredes de Terra Reforçada como um projeto padrão para barricadas de solo reforçado. Posteriormente, o Departamento de Defesa de Segurança de Explosivos (DDESB) aprovou as nossas paredes para proteger as instalações e equipamentos localizados perto dos locais de explosivos contra danos de alta velocidade e fragmentos de baixo ângulo.

A documentação oficial de revisão de aprovação, (nomeadamente o DEF 149-30-01) concluiu os seguintes benefícios da construção de barricadas de explosão com paredes de Terra Reforçada® MSE. Que as nossas paredes:

  • Pode ser construído econômica e rapidamente
  • Requer uma fundação pouco profunda
  • Variedade de elementos de revestimento e acabamentos arquitectónicos disponíveis (cruciforme, hexagonal, nervurado, etc.)
  • Sem limitações de altura ou comprimento
  • Os elementos de face são reutilizáveis
  • As paredes podem ser localizadas perto dos limites ou obstruções do local
  • Sistema adaptável a configurações de paredes inclinadas e a camadas
  • O sistema pode tolerar um montante significativo de liquidação
  • O reparo pode ser feito em elementos de face individual
  • Tiras galvanizadas, telas de aço, geossintéticos são utilizados para reforço do solo

Uma trajetória de pesquisa e desenvolvimento semelhante para a tecnologia de arco de concreto pré-fabricado TechSpan®, iniciada no final dos anos 90, também continua hoje. Em 1999, ambos Terra Reforçada® e O TechSpan® foi aprovado em combinação pelo Departamento de Segurança de Explosivos dos EUA (DDESB) para a construção de barreiras antiexplosivas ou revistas padrão de armazenamento coberto por arco oval (ECM). A disposição escalonada de 3 dobradiças doTechSpan®integra o preenchimento posterior do arco no modelo FEM dando TechSpan® a inércia e a flexibilidade para absorver a energia explosiva enquanto permanece estruturalmente intacta.

Em 2020 este desenho padrão foi melhorado com opções para o engenheiro do proprietário ou empreiteiro de construção para selecionar reforços geossintéticos opcionais de solo e reforços de fibra de concreto no lugar de reforços de aço.

Aplicações não-militares

O sector privado e os estabelecimentos municipais também enfrentam riscos associados a explosões e bombardeamentos. Por exemplo, os locais de mineração são conhecidos por utilizar grandes quantidades de explosivos em suas operações. Temos colaborado com as principais empresas mineiras, fabricantes de produtos explosivos e membros do conselho de investigação de fortificações para reduzir os seus riscos no seu ambiente operacional.

Materiais e configurações das paredes

Barricadasreforçadas com terra® e blindagem antiexplosiva podem ser revestidas com concreto, aço ou mesmo vegetação. Enquanto na maioria dos casos empregamos revestimento de concreto, nossos sistemas alternativos de revestimento de aço Terratrel® e TerraMet™ oferecem a vantagem de serem leves e facilmente transportáveis para uma instalação rápida sem a necessidade de equipamentos pesados. A escolha de reforços de solo estende-se a tiras de aço de alta aderência, tiras geossintéticas de alta resistência (GeoStrap®) e tapetes de barras de arame soldado, dependendo das necessidades específicas do seu projeto.

As nossas paredes podem ser configuradas com revestimento simples ou duplo (back-to-back), e podem ficar isoladas ou ser apoiadas por aterros estabilizados. As paredes reforçadas Terra® podem ser construídas em um plano vertical ininterrupto ou como camadas ou terraços.

Estruturas em arco protector

Uma extensão das nossas soluções de estruturas de solo inclui caixas resistentes a explosões que consistem em arcos pré-fabricados TechSpan® sob a forma de estruturas do tipo “iglu” com cobertura de terra confinada. Estas estruturas são concebidas de acordo com os mais elevados padrões militares e comerciais para proteger os seus bens contra danos e propagação de todo o tipo de agressões externas e forças naturais.

Soluções relacionadas

Terra Reforçada®.

Terra Reforçada®.

A nossa principal técnica, Terra Reforçada®, baseia-se no princípio do atrito entre o solo e os reforços, criando uma ligação permanente e previsível. Na origem de todas as paredes de terra mecanicamente estabilizadas (MSE) existentes hoje no mercado, estamos continuamente aperfeiçoando esta técnica engenhosa.

TechSpan

TechSpan

Resultado de décadas de pesquisa e desenvolvimento, o TechSpan® é um sistema de arco de concreto pré-fabricado enterrado projetado para acomodar altos preenchimentos, cargas vivas pesadas e condições de carga alternada. Com uma pegada pequena e fácil e rápida de instalar, o TechSpan® é ideal para aplicações de mineração, industriais e ferroviárias, está ganhando popularidade em muitos mercados diferentes. Veja os muitos usos do nosso sistema de arcos pré-fabricados.

TerraTrel®.

TerraTrel®.

TerraTrel® é uma solução leve utilizada para a construção de uma estrutura de terra mecanicamente estabilizada (MSE), utilizando uma malha de arame de aço durável.

GeoTrel

GeoTrel

Geotrel® é uma solução utilizada para a construção de paredes de terra mecanicamente estabilizadas (MSE). Consiste em elementos empilhados de arame soldado que servem como revestimento de um volume de solo engendrado.

TerraMet™

TerraMet™

TerraMet™ As paredes MSE utilizam painéis metálicos, semi-elípticos e modulares como revestimento. Esta técnica é anterior à introdução dos nossos revestimentos de betão e malha, mas tem sido amplamente utilizada em todo o mundo desde a construção do primeiro muro de contenção Terre Armée operacional, em 1964.

Compartilhe esta página