Aeroporto Clark, Filipinas: Projeto, Fornecimento e Construção de Paredes de Terra Reforçada® e Rampas de Acesso para o novo Terminal

O projeto do Terminal 2 de Expansão do Aeroporto Internacional Clark é um elemento chave do plano da administração de Duterte para aliviar o Metrô de Manila. Localizado a 80 km da capital das Filipinas, espera-se que o Aeroporto Clark descongestione os terminais do Ninoy Aquino International Aiport e espalhe o desenvolvimento nas periferias.

Megawide-GMR JV, uma joint venture entre um filipino e um grupo de construção indiano, premiou as Filipinas com o desenho, fornecimento e fabricação de paredes de Terra Reforçada® mecanicamente estabilizada (MSE). Duas rampas de acesso com pilares conduzirão respectivamente às partidas e permitirão a saída do aeroporto.

Redução dos custos e do impacto ambiental

Dois pátios de fundição foram construídos no local, um para cada rampa. A produção dos painéis MSE perto da área de construção minimizou o tempo perdido entre a produção e a montagem.

Como a área do aeroporto era consideravelmente grande e os materiais de aterro disponíveis eram abundantes, foi possível utilizar o solo do local para ambas as estruturas, economizando custos para o cliente. A eliminação da necessidade de transporte de 37.000m3 de materiais de aterro de uma fonte mais remota também reduziu o impacto ambiental do projeto.

Resistência comprovada a eventos sísmicos

O comprimento médio de ambas as rampas é de 265 m, requerendo 8591m2 de painéis, sendo a altura máxima das rampas de 12 m. Com 7,5 m de altura, os verdadeiros pilares são os mais altos até agora nas Filipinas.

Durante a fase inicial do projecto, um grande terramoto com uma magnitude de 6,1 colocou à prova os painéis MSE de primeira camada já construídos, provando mais uma vez a resistência das estruturas Terra Reforçada® a eventos sísmicos.

Instalação rápida

Como o Cliente queria terminar a construção das paredes o mais rápido possível, a Terra Reforçada Filipinas ergueu por vezes mais de 200m2 de painéis por dia com duas tripulações independentes.

A primeira fundição de painéis MSE começou em fevereiro de 2019 e a montagem das paredes e do aterro da MSE foi concluída em dezembro de 2019.

As obras do projeto de expansão global começaram em dezembro de 2017 e o aeroporto será aberto ao público em julho de 2020.

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paredes
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aterro no local
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painéis/dia

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